Só Templates

Myspace amigos da onça



Créditos





domingo, 30 de agosto de 2009

Maus tratos com animais em rodeios

“Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem” Art. 10º da Declaração Universal dos Direitos dos Animais - da ONU

Montada em uma estrutura milionária que gera um impacto econômico de R$ 200 milhões, o rodeio de Barretos é o maior do Brasil e praticamente cresce a cada ano. A festa atrai 1,2 milhões de turistas e conta com uma infra-estrutura gigantesca como hotéis, parque aquático e dezenas de shows dos mais conceituados artistas sertanejos e populares da música brasileira. Com dois milhões de metros quadrados, o Parque do Peão, onde acontece à festa é uma mini-cidade com estação rodoviária, hospitais, centro odontológico, áreas de camping, hípica, heliportos e policiamento. O público alvo é constituído pela classe média alta de São Paulo e turistas de vários estados e países. Diante dessa grandiosidade, quem é que se atreve a defender um simples touro, cavalo ou bezerro que serão vítimas de sofrimento, de dor e de humilhação?

De 21 a 31 de agosto acontece o grande rodeio, divertimento e alegria para pessoas insensíveis que só pensam em desfrutar do melhor da vida, esquecendo que a vida não se restringe apenas aos humanos, mas é ampla e abarca toda a vida animal que também sofre, sente dor, medo, tristeza e tudo mais que os humanos sentem. É o sofrimento dessas vidas esquecidas e massacradas pela violência que fará a alegria da festa. A cada cavalo que sai pulando de dor pela arena a multidão aplaude o peão que o monta com ares de herói. A grande multidão desconhece o sofrimento do cavalo e os que conhecem se fazem de esquecidos. Quando um bezerro com pouco tempo de vida dispara pela arena assustado, o grande herói da multidão, muito bem paramentado com roupas de couro, montado em um ágil cavalo, o persegue e o laça com rudeza e crueldade às vezes lhe causando a morte instantânea. Mesmo assim, esse grande herói é aplaudido como se tivesse realizado um grande feito. Essa é a grande expressão de covardia de todo um povo, causar sofrimentos aos animais por dinheiro, por orgulho, exibicionismo e falta de sentimentos mais nobres. A boca fala do que o coração sente. Se a boca grita e aplaude essas covardias, é porque o coração está cheio dessas mesmas misérias. Divertir-se a custa de sofrimentos é grau mais baixo que pode chegar o ser humano.

Fica difícil definir se o pior do rodeio é sua realização ou as leis que o apóiam e outras que não protegem os animais. É claro, como já foi dito, o rodeio no Brasil está alicerçado pelos poderosos; grandes empresários, a indústria da propaganda, dos shows e do turismo. Estes mesmos tem o poder de convencer mandatários políticos no sentido de serem favorecidos. Assim é praticamente impossível erradicar a indústria do rodeio. Os poucos que defendem os animais e que são contra o evento são tidos ou como loucos ou anti-sociais. Já nos tempos do governo Henrique Cardoso, o mesmo mudou o status do peão, para “atleta”. Então segundo esse ponto de vista atletismo é a prática de violência contra seres indefesos e inofensivos. Não bastasse a infelicidade do referido governo, o senado aprovou o uso de instrumentos de tortura nos rodeios.

.Os animais sofrem para que os humanos se divirtam
Os animais não são agressivos, ao contrário, são dóceis e inocentes, mas através dos objetos de tortura são forçados a demonstrar um comportamento de defesa bravio e selvagem, que por natureza não é deles, tudo para que o peão pareça um herói corajoso e destemido diante do público. É, portanto um show realizado com base numa farsa e numa mentira para enganar a multidão. Os que defendem a farsa do rodeio alegam que o animal sofre apenas durante 8 segundos. Esquecem de mencionar o tempo antes e depois em que o animal fica com os instrumentos de tortura nem mencionam as incontáveis horas de treino do peão com o mesmo animal.


.Modalidades principais usadas em rodeios dos Estados Unidos e do Brasil
Laçada do bezerro: (não usado no Brasil) Animais novos, alguns com poucos dias de vida. É perseguido pelo peão em alta velocidade, laçado e derrubado ao chão. Quando o animal é laçado o cavalo é freado bruscamente. O laço às vezes provoca a ruptura da medula ocasionando a morte instantânea. Outros sofrem rompimento parcial ou total da traquéia. Ao ser jogado com violência ao chão, causa fratura de vários órgãos internos provocando morte lenta e dolorosa.
Laço duplo: Dois peões saem em perseguição ao bezerro um deles laça a cabeça e o outro as pernas. Cada um vai para um lado esticando o animal o que lhe provoca distensões de ligamentos e tendões e músculos machucados.
Bulldog: Dois peões perseguem o animal em velocidade. Um deles o segura pelos chifres e o derruba torcendo seu pescoço.
Montaria em touros e cavalos: Tanto touros quanto cavalos são apertados com o sedém uma corda que áspera que passa pelos órgãos para provocar-lhes dor fazendo-os pular na tentativa de livrar-se.

.Os equipamentos de tortura:
Sedém: É uma tira de couro ou crina que é amarrada em torno do animal passando pelo penis ou saco escrotal. Ao sair para a arena essa corda é puxada com força pelo peão comprimindo os canais que ligam os rins à bexiga o que faz o animal saltar desesperado procurando libertar-se da dor terrível, que a platéia entende como animal bravio. Além da dor, pode também provocar ruptura viscerais e internas. Dependendo do caso pode provocar a morte. Assim que o animal é liberto do sedém volta a ficar calmo e dócil, mas isto não é mostrado ao público.
Objetos pontiagudos: Pregos, pedras, alfinetes e arames em forma de anzol são colocados nos sedenhos ou sob a sela do animal.
Esporas: São aplicadas pelo peão no baixo ventre e às vezes no pescoço e na cabeça do animal.
Pimenta e outras substâncias: São introduzidos no animal para que este fique irritado e nervoso.
Peiteira e Sino: É uma faixa de couro amarrada ao redor do animal atrás da axila, causa imensa dor e lesões.

matéria retirada do site: http://www.manualdocachorro.com.br/crueldade/maus-tratos-com-animais-em-rodeios

9 comentários:

  1. AAAAoooOOO Velim... vejo que você, assim como eu tem muito amor pelos animais... meu grande e os cavalos de carroça... nunca vi ninguem falar dissoo.. cade a protenção dos animais... Velim... a maioria dos animais no rodeio de cavalos são femias não tem saco ou pinto... amigo ... estuda..!!! vai atraz ... vai realmente saber oque acontece... Pega você um prego , uma pimenta..ou um estrumento de tortura e vai chegar perto de um touro ou animal de rodeio pra ver oque o dono dele fará com voce..meu amigooo SE LIGA...!!!
    VAMOS DEFENDER SIM OS ANIMAIS...
    qUANTOS SÃO MORTOS TODOS OS ANOS PARA VOCE COMER HAMBURGUE E BATATA FRITA NO MC DONALD´S...
    SE LIGAAAA....!!!

    EM TODAS AS MODALIDADES DO RODEIO SÃO USADAS TECNICAS DE MONTARIAS... PARA AMENIZAR A FORÇA DO ANIMAL OU COMO NO JIU JUTS USAR A FORÇA DELE MESMO CONTRA ELE MESMO.. NO CASO DO BULLDOG... TENTA VOCE DERRUBAR UM BOI TORCENDO SEU PESCOÇO QUE VOCE VAI VER OQUE O BOIFAZ COM VOCE... OS COMPETIDORES APENAS DESENQUILIBRAM O ANIMAL... PEDE A ALGUEM COMO SUA NAMORADA PEGAR NA PONTA DO SEU NARIZ COM TOTAL DELICADEZA E APENAS IR ELEVANDO PARA CIMA .. VC VAI DESENQUILIBRAR E CAIR.. É ISSO QUE ACONTECE....

    ResponderExcluir
  2. E ainda tem uma lei que fala que animais não podem ser usados pra divertimento... Seria bom se ela fosse SEGUIDA! ._.

    ResponderExcluir
  3. Sou suuuper contra a todos os tipos de maus tratos. Acho que a maior penalidade pra isso é fazer com que as pessoas que o praticam fiquem no lugar do animal, pra sentir a dor. Ja esta mais do que na hora de tomar uma providencia.

    ResponderExcluir
  4. aaah acho muito errado bate nus animais
    temos que tratá-los bem, porque imagine nós noi lugar deles, apanhando, seria horriveel
    entaao, vamoss cuidar bem deles :D

    ResponderExcluir
  5. eu tbn sou contra todos os maus trados dos homens sobre os animais!É lei e todos devem seguila!

    ResponderExcluir
  6. baate em animal é ridiculo, eu ja até dei uns tapinhas no meu poodle, mais "bate" mesmo NUNCA. =]

    ResponderExcluir
  7. gostei dessa ong aah eu sou contra os maus tratos sobre os animais!!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do blog, eu acho que as pessoas que tem animais, depois de ver esse blog vão dar mais valor aos animais, sendo eles de extimação ou não.
    E concerteza isso vai mudar a opinião de algumas pessoas :D
    A parte que eu mais gostei foi do video do leão. hahaha ;)

    ResponderExcluir
  9. rodeio e selvageria deviam colocar a mae na arena

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog