Só Templates

Myspace amigos da onça



Créditos





terça-feira, 15 de setembro de 2009

Onça atropelada na Anhanguera se recupera de cirurgia no dente

Veterinários vão estudar possível área para soltar animal. ONG busca apoio para comprar equipamento e monitorar a onça.

A onça que foi atropelada na Via Anhanguera na manhã de segunda-feira (14), parando o trânsito na rodovia, se recupera de uma cirurgia realizada no dente canino, consequência do acidente. Ela recebeu tratamento na Organização Não Governamental (ONG) Associação Mata Ciliar de Jundiaí, em Jundiaí, a 58 km de São Paulo.
Segundo a veterinária Cristina Harume Adania, a onça poderá voltar à natureza após estar totalmente recuperada, mas será preciso mapear uma área para ela. “Ela tem todas as condições físicas, o problema todo é que quase não tem mais natureza. O que a gente precisa fazer é um levantamento das áreas verdes”, afirmou.
A Serra do Japi, que fica na região, seria uma opção. Entretanto, no local já existem outros felinos, e há o perigo de desequilíbrio ambiental. Um animal desse precisa de no mínimo 30 km quadrados de área. E os machos demarcam seu território. “Esse animal é de hábito solitário. Ele vive sozinho. A mãe cria até mais ou menos essa idade, depois eles se dispersam procurando a próprio território. E na Serra do Japi com certeza já existem as onças que são dominantes dessa área”, explicou a veterinária. “O ideal seria que nós pudéssemos soltá-la com um rádio-colar, para garantir a sua sobrevivência. Caso ela não se adapte, nos poderíamos recolhê-la”, disse a veterinária, que informou que a ONG está buscando apoio para adquirir o equipamento. “Sem ele, você não consegue garantir que se soltar ela vá sobreviver.” Na manhã desta terça-feira (15), a onça estava dentro de uma jaula e ainda não havia se recuperado de tudo o que passou na segunda. “Ela está bastante assustada, afinal de contas, ontem ela foi atropelada, foi anestesiada, passou por uma série de estresses e ela ainda não se alimentou, porque ainda está um pouco sob efeito de anestesia”, explicou Cristina. Há seis meses outra onça foi encontrada na mesma região.

Máteria retiara do site: ttp://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1304582-5605,00-ONCA+ATROPELADA+NA+ANHANGUERA+SE+RECUPERA+DE+CIRURGIA+NO+DENTE.html

2 comentários:

  1. eu acho que os motoristas deveriam prestar mais atenção com animais na pista.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Roberto, e não só com os animais, com tudo, se o motorista fosse mais atento com qualquer coisa não aconteriam tantos acidentes!

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog